Há fontes de energia dentro de nós. Rollo May, psicólogo norte americano, em sua Psicologia Existencial, aponta o indivíduo como um Ser-no-Mundo (inseparado; integrado ao mundo em que vive) e, ainda, que o Sentido da Vida é construído a partir de nossas escolhas (auto-realização).
Na obra O Homem à Procura de Si Mesmo (1979) são abordadas questões existenciais com destaque para a Escolha: “É coragem para ser e confiar em si mesmo, apesar do fato de ser finito: significa agir, amar, pensar, criar, embora sabendo que não se possui a resposta definitiva e que talvez esteja errado" (May, 1909_1994). E, também:
Liberdade (“A liberdade é a capacidade do homem de assumir seu próprio desenvolvimento. É nossa capacidade de moldar a nós mesmos”), Angústia (inerente ao existir... e estimula o crescimento), Solidão (“A ansiedade neurótica e a solidão podem e devem ser vencidas: a coragem necessária para enfrentá-las reside em tomar medidas para obter ajuda profissional”) e Morte (inevitável e ensina a valorizar a Vida).
Já descobriu o Sentido de sua Vida? Que escolhas tem feito?
Comments