No estudo das teorias psicanalíticas de grupo, René Kaes (francês nascido em 1936, Doutor em Psicologia e Doutor em Ciências Sociais) é referência. Nas obras Um Singular Plural: A Psicanálise à Prova do Grupo (2011) e O Aparelho Psíquico Grupal (2017) o autor escreve sobre os conceitos de Fantasia Inconsciente, Aparelho Psíquico Grupal e Transmissão Psíquica Geracional.
Para esse Psicanalista, Grupo é concebido como “Organização de Vínculos Intersubjetivos”. Na perspectiva da Psicanálise de Casal, Família e Grupo, com o enfoque Compreensão dos Relacionamentos, a "Fantasia Inconsciente" (funcionamento intrapsíquico) aparece como fenômeno para a construção e manutenção das dinâmicas relacionais humanas. Os sentimentos (decorrentes das fantasias) que permeiam esse grupo também recebem atenção na análise.
Toma-se como objetivo (através da técnica de Associações Livres) abrir espaço para o Discurso Manifesto livre do grupo propiciando o desvendar do Discurso Latente (tornando-o consciente por todos). Assim, surge a possibilidade de tratamento da crise familiar.
Há mudanças naturais nos diferentes estágios do Ciclo de Vida Familiar e crises podem surgir em decorrência. Tem encontrado respostas adaptativas a essas transições?
Comments